terça-feira, 29 de novembro de 2011
orientações metodologicas para trabalhar o subprojeto Natal
CEI MARTA MARIA DE MEDEIROS CASADO
4º BIMESTRE DE 07/10 A 23 DE DEZEMBRO 11 SEMANAS
ORIENTAÇÕES METODOLOGICA PARA O SUBPROJETO NATAL TURMAS DO INFANTIL
DATA:02/12/11
1. Elaborar o Planejamento diário com: objetivos, conteúdos e metodologia
2. Manter a pasta com os projetos desenvolvidos na escola atualizados;
3. Colocar na rotina do Planejamento diário e realizar diariamente leitura por prazer para os alunos, de textos diversificados Ex: notícias de jornal, poesia, quadrinha, receita de um bolo, manual de um jogo, histórias em quadrinhos, carta, bilhete, recibo de água, convite, recado, cardápio, fábulas, contos, etc e sempre que ler explicar a função social do referido texto, ( para que serve, quem usa, onde é usado, etc)
4. Atualizar o Diário de Classe quanto ao registro das aulas, as datas do registro das aulas devem ser de caneta azul, bem como o aproveitamento dos alunos e o número de faltas por bimestre;
5. Realizar semanalmente dinâmicas e ou brincadeiras que trabalhem com a afetividade das crianças;
6. Orientar as crianças quanto a forma de receber o lanche não colocar o lanche sobre a carteira ou material escolar;
7. As atividades de classe das turmas do PRÈ II e 1º ANO deverão ser aplicadas gradativamente no caderno ou seja escritas da lousa para o Caderno. No caso do 1º ano as atividades de classe podem ser no caderno, nos livros de Alfabetização e linguagem e Matemática
8. Sempre que for preciso sair ou voltar da sala de aula orientar os alunos a organizar-se em fila;
9. Orientar os alunos e as famílias a não trazerem lanche para a sala de aula e não deixar que as crianças lanchem antes da hora;
10. Orientar e acompanhar as crianças durante o momento de higienização ( lavar as mão e escovar os dentes);
11. Orientar as crianças quanto ao uso dos calçados em sala de aula (não sair descalços da sala nem ir ao banheiro;
12. Orientar e solicitar das crianças a escrita dos seus nomes completos sempre no final de cada atividade; (principalmente as turmas de Pré I e Pré II e 1º ano);
13. Orientar os alunos quanto ao uso do caderno mostrando para os mesmos que a escrita começa da direita para a esquerda e de cima para baixo;
14. Orientar aos alunos quanto aos empréstimos dos livros de leitura que fazem parte do Projeto Viajando na Leitura-Lendo com a Família;
15. Preparar as crianças e ensaiar sempre que possível as apresentações para a II Mostra Cultural
16. Planejar a aula da sexta-feira sobre a preservação do meio ambiente
17. Cantar com os alunos todas as segundas feiras o Hino de Picuí
DISCUSSÕES COM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA SEMANA
SUBPROJETO CONHECENDO O NATAL QUE SERÁ DE 05 A 23 DE DEZEMBRO
De 05 a 09 trabalhar: A origem do Natal com leitura de textos diversificados como: A noite mais linda do mundo, O que é Natal? Casa de Papai Noel, Guilherme e Erika em: Noite de Natal, Porque o Pinheiro é Árvore de Natal
De 12 a 21 trabalhar: músicas natalinas como: Noite Feliz, Sino Pequenino, Papai Noel, Imagine, bem como os Símbolos Natalinos e seus significados
As professoras se organizarão de acordo com os segmentos para dar inicio a elaboração do Subprojeto proposto.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR O SUBPROJETO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Acolher os alunos de forma lúdica de preferência com a sala; caracterizadas com adornos natalinos);
Acolher os alunos com a entrga de uma mensagem natalina;
Acolher os alunos com a entrega de cartão natalino;
Acolher os alunos com a escuta de hinos natalinos;
RODA DE CONVERSA SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA
Conversar com os alunos sobre:
O que é o Natal , o que tem no natal, como as pessoas comemoram o natal, porque comemora-se o natal, etc.
LEITURA
Leitura da fábula: A formiguinha e a Neve
Leitura da origem do natal;
Leitura de historias sobre o natal;
Leitura de letras de músicas natalinas;
Leitura dos significados dos símbolos natalinos;
ANÁLISE LINGUÌSTICA
ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Apreciar histórias e poemas sobre o natal
Fazer uma lista com os nomes dos símbolos natalinos;
Estudo dos nomes dos símbolos natalinos;
Fazer uma lista com os nomes dos personagens do natal;
Construir o ABC do natal;
Estudo de palavras relacionadas a temática; enfatizando o estudo das letras iniciais, finais bem como as sílabas, e o valor sonoro dos fonemas etc);
Utilização do alfabeto móvel para a formação das palavras relacionadas ao tema proposto, explorando: número de letras, letras iniciais, finais, letras que se repetem, etc;
Realizar atividades orais e escritas envolvendo a discriminação auditiva e visual de palavras com consoantes ou sílabas trabalhadas;
Promover com os alunos jogos, como Jogo dos Dados, Boliche, Qual é a palavra? Pescaria, Dominó ilustrado, Quebra cabeça, jogo da memória, caça palavras, palavras cruzadas, etc; OBS: essas atividades devem ser realizadas no coletivo várias vezes para poder ser solicitada em dupla e depois individual;
Promover coletivamente um caça-palavras, envolvendo textos relacionados a temática em cartaz, com letras legíveis, fazendo a leitura para os alunos e com os alunos, solicitando que os mesmos encontrem no texto a palavra indicada pela professora;
Destacar frases dos textos trabalhados, explorando: espaçamento, palavras que se repetem palavras iniciadas ou terminadas com a mesma letra, palavras com a mesma quantidade de letras, palavras com letras que se repetem, palavras que rimam, etc;
Selecionar um gênero textual para trabalhar uma sequencia didática pedagógica envolvendo a temática em estudo;
OBSERVAÇÃO: AS ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA DEVEM SER TRABALHADAS TODOS OS DIAS;
ANÁLISE FONOLÓGICA
Explorar com os alunos dentro dos textos trabalhados as palavras com aliteração e rimas;(envolvendo atividades de percepção auditiva)
PRODUÇÃO DE TEXTO
Construir com os alunos textos acrósticos com palavras relacionadas ao natal trabalhadas;
Reescrever uma das histórias através de desenhos;
Realizar com os aluno leitura de imagens;
MOVIMENTO
Contar a história e levar os alunos a realizarem os movimentos existente na mesma como; andar, correr, pular, subir, descer, etc
Realizar coreografia para as músicas natalinas;
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Promover desfile natalino com as crianças;
Realizar visitas na biblioteca municipal
Realizar dramatizações com as músicas natalinas
Proporcionar show de talentos motivando as crianças a cantarem, dublarem,músicas natalinas, etc;
Brincar expressando: emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Despertar no aluno o desejo de valorizar e construir seus conhecimentos respeitando e valorizando o outro;
DESENVOLVER DE ACORDO COM A ROTINA ATIVIDADES DE: PSICOMOTROCIDADE, ESQUEMA CORPORAL E COORDENAÇÃO VISOMOTORA: AMPLA E FINA
MÚSICA
Trabalhar com as crianças músicas, ritmo e expressão corporal desenvolvendo atividades de PSICOMOTROCIDADE E ESQUEMA CORPORAL;
Cantar músicas batendo palmas no ritmo;
Levar os alunos a baterem palmas obedecendo a um ritmo: palmas rápidas, fazendo cascatas, palmas ecológicas, palmas de surdos, etc
Cantar com os alunos músicas de afetividade
ARTES VISUAIS
Confeccionar o Papai Noel da sala, cartão natalino,arvore de natal,
Produzir trabalhos artísticos de pintura, desenho e colagem sobre o tema;
Promover recorte e colagem de figuras representando os presentes que as crianças gostariam de ganhar neste natal
Construir desenhos de coisas natalinas;
Confeccionar um cartaz com símbolos natalinos
Confeccionar um mural com atividades que foram trabalhadas durante a semana;
MATEMÁTICA PARA O 4º BIMESTRE
• Explorar no calendário mensal a data que marca o natal;
• Orientação espacial e/ou Relações de posição e sentido: aberto/fechado, atrás/na frente, entre, dentro/fora, de frente/de costas, em cima/embaixo, subindo/descendo, esquerda/direita
• Resolver situações matemáticas com o tema do projeto levando os alunos a pensarem e encontrar respostas.
NOÇÕES DE GEOMÉTRIA
• Linhas abertas/fechadas ( motivar os alunos a criarem linhas abertas e fechadas fazendo caminhos,
• Sólidos geométricos (sólidos que rolam, ou não)
•
RELAÇÕES DE MASSA E VOLUME
• Cheio/vazio; Leve/pesado
RELAÇÕES DE QUANTIDADE
• Mais/menos; Mesma quantidade; Muito/pouco/ Nenhum
NOÇÕES DE CONJUNTO
• Pertinência; Conjunto unitário; Conjunto vazio; Correspondência;
CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ I
o De 0 a 9
o Relação símbolo quantidade;
o Escrita do numeral;
CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ II
o De 0 a 19
o Relação símbolo quantidade;
o Escrita do numeral;
o Sequência do menor para o maior sequência de cenas
o Igual/diferente
o Maior/menor
o Pares/impares
o Ordinais
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
o Ordem crescente/decrescente;
o Antecessor/sucessor;
o Vizinhos
o Dezena (apenas mostrando que é um conjunto com dez unidades)
o Situações problemas
NATUREZA E SOCIEDADE
Conversar sobre os bons hábitos e os sentimentos que devemos ter para uma boa convivência com a nossa família, na escola, na rua, com os amigos
Conhecer e identificar alguns símbolos natalinos ( pinheiro), bola, estrela, Papai Noel, etc
Maria Madalena Dantas de Souza
Coordenadora Pedagógica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário