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sexta-feira, 15 de junho de 2012

PLANO DE ENSINO DA PROFESSORA BETANIA TURMA DO PRÉ I

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARTA MARIA DE MEDEIROS PLANO DE ENSINO 2012 ÁREA DE ESTUDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA SEGMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL –PRÉ I ADMINISTRADORA ESCOLAR: UBENICE SILVEIRA ARAÚJO COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA MADALENA DANTAS DE SOUZA PROFESSORA: MARIA BETÂNIA BATISTA AZEVEDO ÁREA DE ESTUDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA JUSTIFICATIVA Considerando que é a aprendizagem da linguagem oral e escrita um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais, elaboramos esse Plano de Ensino com o objetivo de oferecer aos educandos experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem constituindo uma ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação não é somente relacionada a aprender as palavras, mas ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Como também, apreender os significados culturais e os modos pelos quais as pessoas do seu meio cultural entendem, interpretam e representam à realidade. OBJETIVOS • Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão; • Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos; • Escrever palavras e textos ainda que não seja de forma convencional; • Reconhecer seu nome escrito; • Desenvolver a expressão oral para adquirir auto-confiança e torna-se capaz de falar diante dos colegas, defender um ponto de vista ; sem interroper. • Defender um ponto de vista ouvindo sem interromper; • Desenvolver habilidades de leitura para a compreensão, interpretação, dos diversos tipos de textos • Escolher livros para ler e apreciar; • Escutar textos lidos apreciando a leitura feita pelo professor; • Desenvolver habilidades de leitura para a compreensão, interpretação dos diversos tipos de textos; • Relatar experiências, exercitando a linguagem oral; • Participação de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivencias e cantando; CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL • Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar seus desejos, necessidades, opiniões, idéias, sentimentos e relatar suas preferências; • Elaboração de perguntas e respostas • Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias; • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessarioo uso da leitura e da escrita; • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros , revistas, historias em quadrinhos, etc. • Relato de experiência vividas e narração de fatos em seqüência temporal e casual • Reconto de historias conhecidas; • Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais como trava-línguas, parlendas, poemas, canções, adivinhas, etc. • Reprodução de histórias lidas ou ouvidas; • Ilustração de historias; • Interpretações de canções; • Experiência com ritmo utilizando movimentos corporais; • Conversas informais sobre fatos e acontecimentos vivenciados pelos alunos; • Atividades com o alfabeto maiúsculo e minúsculo; • Jogos de letras; • Trabalho com rótulos e propagandas explorando a função social bem como o uso das letras nas palavras como: palavras com números de letras iguais, com letras que se repetem, com o mesmo número de letras, etc. • Interpretação e narração de um conto; • Leitura e comentários de manchete de jornais e revistas; • Escrita e exploração de letras em rótulos, endereços, listas de compras, cidades, comidas que gostam, nomes de animais de estimação, animais que tem pêlos, pena, que se arrastam e que vivem na água; • Desenho de personagem ou de partes de uma historia ou texto que mais gostaram; • Escrita de textos espontâneo; • Memória visual e auditiva • Dramatização de situações do cotidiano; • Discriminação visual e auditiva • Apresentação de palavras que rimam; • Relatos de anedotas; • Declamação de quadrinhas ou poemas; • Elaboração de advinhas • Descrição de pessoas, animais, fotos, lugares, etc; • Leitura de figuras, legendas, palavras recortadas e conversas informais sobre material observado; • Entrevista com pessoas da família da comunidade ou da própria escola ; • Resumo ou ampliação de história; • Leitura de gêneros textuais diversificados como( poesias, contos de fadas, história em quadrinho, etc); • Descoberta de letras em nomes dos colegas, frutas e animais; • Identificação dos elementos mais importantes da história ( personagem, ambientação, problemas e soluções) • Semelhanças e diferenças entre textos lidos; • Identificação de informação de texto lido pelo professor; PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Organização de rodas para: canto, escuta de leitura, de historias, etc; • Organização de atividades para as crianças contarem histórias que elas já conhecem ou que as criem a partir de uma gravura sempre coletivamente e com o incentivo do professor; • Incentivação a escuta de contos e fatos; • Leitura e contos de histórias; • Leitura de vários gêneros textuais; • Realização de atividades envolvendo brincadeiras de faz de conta; • Atividades de leitura e escrita envolvendo nomes lacunados, bingo, quebra-cabeça e outros, com o próprio nome e o nome dos colegas; • Realização de brincadeiras de faz de contas; • Manuseio de livros, jornais, revistas, etc; • Incentivação a leitura mesmo que seja de maneira não convencional; • Leitura e escrita do próprio nome e do nome dos colegas de forma espontânea; • Incentivação a produção textual de forma coletiva envolvendo fatos reais do dia-a –dia; • Realização de dramatizações de situações reais do dia-a-dia bem como de textos trabalhados; • Apresentação e exploração de vários gêneros textuais seguida de leitura; • Realização de atividades com letras do alfabeto envolvendo vários jogos como: cartas viradas, bingo temático, jogos dos dados, dominó; ilustrado, etc. • Interpretação e narração de textos diversificados; • Realização de atividades envolvendo leitura e escrita de palavras, frases e textos; • Utilização de jogos diversificados; • Incentivação a escrita de textos espontâneos; • Realização de atividades com letras móveis; • Organização de trabalhos em pequenos grupos envolvendo textos enigmáticos, fatiados, lacunados, etc. • Realização de atividades envolvendo desenhos livres relacionados a passeios, historias lidas pela professora, etc ÁREA DE ESTUDO: MATEMÁTICA JUSTIFICATIVA Tendo em vista que as crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço, utilizando recursos próprios e poucos convencionais. Elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas do cotidiano, como conferir figurinhas marcar e controlar os pontos de um jogo repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos de uma mão a idade que tem, manipular o dinheiro e operar com ele quando lhes é solicitado para fazer algum mandado etc. Dessa forma as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. E assim sendo, o trabalho com a matemática nesse Plano de Ensino justifica-se pelo fato da mesma contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, afim de compreender um mundo que existe diferentes conhecimentos e habilidades. OBJETIVOS • Estabelecer relações com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, ordenação, classificação, etc; • Reconhecer os números, as operações numéricas, a contagem oral e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema, utilizando a linguagem oral e matemática; • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando conhecimento prévio. CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • Utilização da contagem oral, de noções de quantidades, tempo e espaço; • Manipulação de objetos e brinquedos em situações organizadas em quantidades; • Utilização de noções simples de calculo mental como ferramenta para resolver problemas; • Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais; • Identificação de números nos diferentes contextos; • Comparação de escritas numéricas; • Identificação da posição de um objeto ou número numa série identificando o sucessor e o antecessor; • Identificação de cores,forma e tamanho; • Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas; • Introduções às noções de medidas de comprimento, peso, volume e tempo pela utilização de unidades convencionais e não convencionais; • Características das grandezas e objetos como: grande/pequeno, comprido/curto longe/perto, muito/pouco, quente/frio, etc; • Marcação de tempo por meio de calendário; • Experiências com dinheiro em brincadeiras • Comparação de comprimento, pesos e capacidades, marcação de tempo e noção de temperatura; • Exploração e identificação de formas e objetos geométricos PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Realização de brincadeiras orais com materiais de contagem motivando as crianças a despertarem para as noções de quantidade, de tempo e de espaço,utilizando materiais como relógio, maquinas de calcular, etc; • Exploração do quadro dos aniversariantes, com data e idade bem como no calendário; • Organização de brincadeiras no pátio da escola e/ou na quadra levando as crianças a construírem com seus materiais torres, pistas para carrinhos e cidades. • Construções com blocos de madeiras de maquetes, painéis, etc. usando vários materiais (areia, massa de modelar, argila, pedras, folhas, etc.) • Utilização de materiais que envolvem números como: relógio, telefone, máquina de calcular, etc. • Promoção de brincadeiras envolvendo jogos de esconder ou de pega usando a contagem e envolvendo os próprios colegas e outros materiais da sala. • Confecção de álbuns de figurinhas, organizando conjuntos com mais/ com menos quantidades. • Realização de leitura e escrita de números; • Exploração do uso do calendário destacando nomes dos dias da semana, mês, ano, nome dos meses do ano data número correspondente ao dia. • Confecção de mural com informações numéricas envolvendo: idade dos alunos, altura, número do sapato, etc. • Construção de tabelas envolvendo o nome dos alunos bem como os dados obtidos no mural. • Distribuição de materiais concretos solicitando que os alunos organizem grupos de acordo com quantidades, cores, formas, tamanho, etc. • Realização de atividades escritas e orais explorando antecessor e o sucessor de um número apresentado. • Exploração de materiais concretos para que os alunos comparem quanto a sua espessura, tamanho, cor, forma, altura, peso, distancia, etc. • Construção de situações problemas nas quais vivenciem comparações relações dia e noite, manhã, tarde e noite, dias da semana, meses, ano, presente, passado, futuro, antes, agora, depois, etc. • Promoção de jogos como dominó, dado, roleta, etc; • Exploração de desenhos de objetos a partir de diferentes ângulos; • Realização de construção com blocos de madeiras, maquetes, painéis; • Seleção de matérias como tampinhas, pedras, cochas, figuras,etc; CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO LIVRO: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA. MARILIA CENTURIÓN E ARNALDO RODRIGUES. Ed. FTD CONCEITOS LÓGICO-MATEMÁTICOS Noções de atributos o cor o forma o espessura o textura o igual/diferente Orientação temporal o antes/depois o dia/noite Orientação espacial e/ou Relações de posição e sentido o aberto/fechado o atrás/na frente o entre o dentro/fora o de frente/de costas o em cima/embaixo o subindo/descendo o esquerda/direita Relações de dimensão o Alto/baixo o Maior/menor/mesmo tamanho o Pequeno/grande/mais comprido/mais curto o Grosso/fino o Largo/estreito o Gordo/magro o Mais curto/mais perto/mais longe Noções de geometria o Linhas abertas/fechadas o Sólidos geométricos o Figuras geométricas o classificação Relações de massa e volume o Cheio/vazio o Leve/pesado Relações de quantidade o Mais/menos o Mesma quantidade o Muito/pouco/ o Nenhum Noções de conjunto o Pertinência o Conjunto unitário o Conjunto vazio o Correspondência Conhecendo numerais o De 0 a 10 ÁREA DE ESTUDO: NATUREZA E SOCIEDADE JUSTIFICATIVA O mundo em que vivemos constitui um conjunto de fenômenos naturais e sociais intríssicamente relacionados e que diante do qual, as crianças mostram-se bastante curiosas e investigativas. Através da interação com esse meio, as crianças aprendem sobre o mundo, questionando e buscando respostas as suas questões, vivenciando experiências e interagindo num contexto de valores, idéias, representações, objetos e conceitos sobre os mais diversos assuntos do seu cotidiano, estimulando a sua curiosidade e proporcionando descobertas que auxiliem na construção de um conjunto de conhecimento sobre o mundo que as cerca. Sendo assim faz-se necessário desenvolver esse Plano de Ensino que reúna temas pertinente ao mundo socionatural de forma integrada respeitando as especificidade das fontes abordadas e enfoques advindas dos diferentes campos das ciências humanas e naturais. OBJETIVOS • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contatos com animais, plantas e objetos diversos; • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas; • Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e outros grupos; • Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a sua importância para a preservação das espécies e para qualidade da vida humana. • Reconhecer-se como participante de uma família e do grupo social escolar, adquirindo noções sobre família e ordem desenvolvendo a cidadania; • Conhecer, observar e respeitar a natureza compreendendo a sua importância para a vida; • Perceber a existência de varias espécies de animais e plantas identificando as características que as tornam seres vivos; • Perceber e desenhar as modificações que ocorrem no tempo e nos fenômenos da natureza; • Reconhecer-se como ser humano identificando as especificidade que o caracteriza como tal; • Identificar o corpo humano e suas partes diferenciando-o dos demais seres vivos; • Criar mecanismo para o exercício da cidadania: direitos e deveres; • Realização de atividades envolvendo as datas comemortivas CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • Desenvolvimento de práticas sociais e culturais significativas; • Ampliação do repertorio de conhecimento • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, confecção de objetos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade; • Exploração de diferentes objetos de sua propriedade e de relações de causa e efeito; • Contatos com pequenos animais, plantas, areia, etc. • Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; • Observação da paisagem local (rios, vegetação, construção, etc.); • Utilização de fotos, relatos, registros, etc; • Valorização de atitudes de preservação dos espaços coletivo e meio ambiente; • Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies, características e necessidades; • Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos e grandes animais e vegetais; • Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira; • Percepção dos cuidados com o corpo; à preservação da saúde e prevenção de acidentes; • Valorização de atitudes relacionadas a saúde ao bem estar individual e coletivo; • Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza (rios, chuvas, secas, etc); • Observação e pesquisa sobre a ação da luz , do calor, som, força e movimento; • Observação direta das chuvas, seca, do arco-íris de forma indireta, por meio de fotografias, filmes, de vídeos, etc; • Contato com alguns animais e plantas; • Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Realização de atividades que envolvam excursões e passeios nos arredores da escola como: rios e campo de futebol para observação e exploração dos elementos da natureza; • Realização de atividades como: desenhos livres, recortes, colagens, confecção de maquetes, produção de textos coletivos sobre os elementos da natureza observados bem como os cuidados que se deve ter para manter a preservação do mesmo; • Organização de atividades orais e escritas envolvendo: histórias, canções que digam respeito ás tradições culturais como: danças, dramatizações, etc; • Realização de rodas de conversas para que as crianças possam confrontar suas idéias; • Confecção de objetos com vários elementos da natureza; • Cantar, dramatizar, dançar musicas cujas temáticas enfatizem a natureza e a vida social; • Apresentação, leitura e dramatização de historias; • Aplicação de jogos envolvendo o respeito e os cuidados com a natureza e com o corpo; • Realização de atividades com espelho para que as crianças se observem; • Confecção de murais e cartazes explorando os vários tipos de plantas e animais da região; • Confecção de quebra cabeça com animais e plantas da região; • Realização de atividades com massa de modelagem envolvendo os vários elementos da natureza; • Confecção de murais e cartazes envolvendo os cuidados básicos de higiene com o corpo e o ambiente; • Apresentação de fantoches explorando os cuidados com a alimentação, a preservação da saúde e a prevenção de acidentes; ÁREA DE ESTUDO: ARTES VISUAIS JUSTIFICATIVA Sabemos que as artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidades por meio de organização de linhas, pontos, formas, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc. Partindo desse pressuposto, elaboramos esse Plano de Ensino afim de possibilitar ao educando atividades em que os mesmos tenham suas próprias impressões, idéias, interpretações, sobre a produção de arte e do fazer artístico, pois essas construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo do objeto e com o seu próprio fazer; OBJETIVOS • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, usando diferentes objetos e materiais; • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação; • Interessar-se pelas próprias produções, de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura; • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção desenvolvendo o gesto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; • Dramatizar produções, obras de cultura local, como forma de valorização de nossa cultura; CONTEÚDOS FUNDAMENTADO NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • Exploração e manipulação de materiais para perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados; • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de desenhos; • Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes; • Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo; • Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc; • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc; • Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico; • Respeito e valorização das produções individuais e coletivas; • Exploração do folclore nordestino; PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Organização de alunos em grupos para manuseio de materiais como: lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, etc; • Orientação às crianças com relação aos materiais utilizados bem como após utilizá-los como: não colocar as mãos na boca, nos seus olhos, e nos seus colegas, e lavar bem as mãos e o rosto; • Exposição de atividades e trabalhos realizados com os alunos • Realização de atividades orais e escritas envolvendo: desenhos livres, colagem, pintura, montagem, etc; • Confecção de maquetes com os alunos; • Construção de painéis com pinturas livres realizadas pelos aluno; ÁREA DE ESTUDO: MOVIMENTO JUSTIFICATIVA O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo, engatinham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupos com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Sendo assim elaboramos esse Plano de Ensino com a finalidade de oferecer um amplo desenvolvimento com relação aos aspectos específicos da motricidade das crianças abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas. OBJETIVOS • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e ritmo corporal; • Familiariza-se com a imagem do próprio corpo; • Explorar gestos e ritmos corporais para expressar-se; • Deslocar-se com destreza ao andar, correr, pular, etc desenvolvendo atividades de confiança nas próprias capacidades motoras; • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc para so dos objetos; • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo; • Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos e ajustando suas habilidades motoras; • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas possibilidades de manuseio; • Apropriar-se da imagem global do seu corpo, identificando suas partes, CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • Reconhecimento de partes do próprio corpo; • Expressão de sensações e ritmos corporais; • Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se, afastar-se, engatinhar, rolar, correr, andar, saltar, etc; • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc; • Utilização expressiva do movimento nas situações do cotidiano e em suas brincadeiras; • Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente, através da dança, de brincadeiras, etc; • Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento; • Percepção das sensações, limites, potencialidades e integridade do próprio corpo; PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Realização de atividades envolvendo brincadeiras diversificadas como danças, mímicas faciais, imitar bichos,etc; • Promoção de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar para ampliar o conhecimento e controle do corpo e movimentos; • Organização de atividades que contemplem as habilidades de força, de deslocamento, velocidade, resistência e flexibilidade: como pular corda, pular amarelinha,etc; • Realização de atividades ao ar livre levando os alunos a participarem de competições como corrida, pega-pega, amarelinha, coelho na toca, etc; • Organização de atividades que envolvam a manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades manuais; • Organização das crianças para atividades de brincar com areia e água, tecido com diferentes texturas, etc; ÁREA DE ESTUDO: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL JUSTIFICATIVA Considerando, que a construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente as diferentes situações de vida, a qual faz parte da idéia de distinção, de uma marca de diferenças entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da historia pessoal. Dessa forma faz-se necessário elaborarmos esse Plano de Ensino com a finalidade de possibilitar ao educando condições de conviverem com outras crianças e com os adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades distintas, valorizando suas características étnicas e culturais. OBJETIVOS • Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais (desejos, sentimentos vontades desagrados) agindo com progressiva autonomia; • Familiarizar-se com a imagem do corpo; • Interessar-se pelo próprio corpo executando ações simples relacionadas à saúde e higiene; • Socializar-se com outras crianças, com seus professores e com toda a instituição; • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua auto confiança; • Identificar e enfrentar situações de conflitos; • Valorizar ações de cooperação e solidariedade desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhando suas vivencias; CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas; • Reconhecimento e cuidados com o próprio corpo; • Realizações de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência; • Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos; • Respeito às regras simples do convívio social; • Participação em brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação; • Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar; • Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro; • Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas; • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos; • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade, e ajuda na relação com os outros; PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Realização de atividades com fantoches, motivando as crianças a expressarem seus desejos, desagrados, necessidades, preferências, etc; • Dramatizações de situações do cotidiano levando as crianças a: respeitarem regras simples do convívio social, em situações que envolvam a relação com o outro, a valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos, a realização de pequenas tarefas envolvendo ações de cooperação, solidariedade, bem como os cuidados com o próprio corpo; • Realização de atividades que envolva músicas infantis para cantar, dançar, dramatizar, etc; • Aplicação de atividades que envolvem regras de convivência como: jogos e brincadeiras diversificadas; ÁREA DE ESTUDO: MÚSICA JUSTIFICATIVA A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimento e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Nesse contexto elaboramos esse Plano de Ensino com a finalidade de proporcionar ao educando o conhecimento das culturas mais diversas e das festas e comemorações rituais e religiosos etc, promovendo a interação e comunicação social a linguagem musical presente no contexto da educação. OBJETIVOS • Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais ( diversos sons e suas fontes); • Brincar com a música, imitar, inventar, e reproduzir criações musicais; • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir, com os outros e ampliar seus conhecimentos do mundo; • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais; CONTEÚDOS FUNDAMENTADOS NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL • A exploração de materiais e a escuta de sons, ritmos e de obras musicais para propiciar o contato a linguagem musical; • A observação da organização dos sons e silêncios em linguagem musical; • Valorização da música nordestina; • Reconhecimento de sons da natureza; • Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais: altura, duração, intensidade; • Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade de algumas produções musicais; • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical; • Repertorio de canções para desenvolver memória musical; • A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano; PROCEDIMENTO METODOLÓGICO • Confecção de brinquedos sonoros (chocalhos, guizos, blocos, tambores, etc); • Organização de grupos de crianças para escuta de brinquedos sonoros; (sons, ritmos e melodias) • Realização de atividades envolvendo brincadeiras cantadas e rítmicas; • Realização de momentos de observação de ritmos e melodias; • Acompanhamento do ritmo das canções com palmas; • Escuta e imitação dos sons da natureza (vozes de animais, ruídos, sons corporais, como palmas, batidas dos pés no chão, etc); • Construção de materiais sonoros para acompanhar, músicas cantadas; • Participação em situações que integrem música, canções, movimentos corporais, etc; REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARLA, Vilza. Maternalzinho. tic tac. Educação infantil. Editora do Brasil Referencial Curricular Nacional para educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF,1998. 3 v.: il.

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