sexta-feira, 15 de junho de 2012
orientações metodológicas para trabalhar com o Projeto Consciência Negra nas turmas do infantil
ORIENTAÇÕES METODOLOGICA PARA TRABALHAR COM A TEMATICA CONSCIENCIA NEGRA NAS TURMAS DO INFANTIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARTA MARIA DE MEDEIROS CASADO
ESTUDO DOS PARÂMENTOS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
4º BIMESTRE DE 07 /10 A 23 DE DEZEMBRO 11 SEMANAS
ORIENTAÇÕES METODOLOGICA PARA O SUBPROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA TURMAS DO INFANTIL
DATA:09/11/11
1. Elaborar o planejamento diário com: objetivos, conteúdos e metodologia;
2. Manter a pasta com os projetos desenvolvidos na escola atualizados;
3. Colocar na rotina do planejamento e realizar diariamente leitura por prazer para os alunos, de textos diversificados Ex: notícias de jornal, poesia, quadrinha, receita de um bolo, manual de um jogo, história em quadrinho, carta, bilhete, recibo de água, convite, recado, cardápio, fábulas, contos, etc e sempre que ler explorar a função social do mesmo explicado de que gênero se trata, para que serve, onde é usado, quem usa, etc
4. Atualizar o Diário de Classe quanto ao registro das aulas, as datas do registro das aulas devem ser de caneta azul, bem como o aproveitamento dos alunos e o número de faltas por bimestre;
5. Realizar semanalmente dinâmicas e ou brincadeiras que trabalhem com a afetividade das crianças;
6. Sempre que for preciso sair ou voltar da sala de aula orientar os alunos a organiza-se em fila.
7. Orientar os alunos e as famílias a não trazer lanche para a sala de aula, e não deixar que as crianças lanchem antes da hora.
8. Orientar e acompanhar as crianças durante o momento de higienização( lavar as mãos e escovar os dentes).
9. Orientar as crianças quanto ao uso dos calçados em sala de aula.(não sair descalço das salas, nem ir ao banheiro);
10. Orientar as crianças quanto a forma de receber o lanche; ( não colocar o lanche sobre a carteira ou material escolar;
11. As atividades de classe das turmas de Pré II e 1º ano deverão ser aplicadas gradativamente no caderno, ou seja, escritas da lousa para o caderno. No caso do 1º ano as atividades de classe podem ser no caderno, nos livros de Alfabetização e Linguagem e Matemática.
12. Orientar aos alunos quanto aos empréstimos dos livros de leitura que fazem parte do Projeto Viajando na Leitura-Lendo com a Família;
13. Preparar as crianças e ensaiar sempre que possível as apresentações para a II Mostra Cultural;
14. Orientar e solicitar das crianças a escrita dos seus nomes completos sempre no final de cada atividade; (principalmente as turmas de Pré I e Pré II E 1º Ano);
15. Orientar os alunos quanto ao uso do caderno mostrando para os mesmos que a escrita começa da direita para a esquerda e de cima para baixo;
16. Planejar a aula da sexta-feira sobre a preservação do meio ambiente;
17. Cantar com os alunos todas as segundas feiras o Hino de Picuí.
DISCUSSÕES COM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA SEMANA;
SUBPROJETO:CONSCIÊNCIA NEGRA QUE SERÁ DE 14 A 30 DE NOVEMBRO
As professoras se organizarão de acordo com os segmentos para dar inicio a elaboração do Subprojeto proposto.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR O SUBPROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
DE 16 A 18 DE NOVEMBRO: HISTÓRIA ZUMBI DOS PALMARES A ORIGEM DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DE 21 A 25 DE NOVEMBRO: HISTÓRIA A BONEQUINHA PRETA
DE 28 DE NOVEMBRO A 02 DE DEZEMBRO A HISTORIA DE BRUNA E A GALINHA DE ANGOLA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Acolher os alunos de forma lúdica de preferência com a exposição de alguns materiais que lembrem a cultura negra ou até mesmo cartazes;
RODA DE CONVERSA SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA
Conversar com os alunos sobre:
A diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro
A origem do Dia da Consciência Negra,
LEITURA
Leitura de texto informativo sobre a origem do Dia da Consciência Negra;
Leitura de história em quadrinho sobre a vida de Zumbi dos Palmares;
Leitura das histórias: Zumbi dos Palmares, A bonequinha Preta, Bruna e a Galinha de Angola;
ANÁLISE LINGUÌSTICA
ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Fazer uma lista dos nomes das personagens ou elementos existentes nas histórias etc;
Fazer a interpretação oral das histórias ;
Estudo de palavras relacionadas a temática; enfatizando o estudo das sílabas iniciais, finais e o valor sonoro dos fonemas, etc);
Utilização do alfabeto móvel para a formação das palavras relacionadas ao tema proposto, explorando: número de letras, letras iniciais, finais, letras que se repetem, etc;
Realizar atividades orais e escritas envolvendo a discriminação auditiva e visual de palavras com consoantes ou sílabas trabalhadas;
Promover com os alunos jogos, como Jogo dos Dados, Boliche, Qual é a palavra? Pescaria, Dominó ilustrado, Quebra cabeça, jogo da memória, caça palavras, palavras cruzadas, etc; OBS: essas atividades devem ser realizadas no coletivo várias vezes para poder ser solicitada em dupla e depois individual;
Promover coletivamente um caça-palavras, envolvendo textos relacionados a temática em cartaz, com letras legíveis, fazendo a leitura para os alunos e com os alunos, solicitando que os mesmos encontrem no texto a palavra indicada pela professora;
Destacar frases dos textos trabalhados, explorando: espaçamento, palavras que se repetem palavras iniciadas ou terminadas com a mesma letra, palavras com a mesma quantidade de letras, palavras com letras que se repetem, palavras que rimam, etc;
Selecionar um gênero textual para trabalhar uma sequencia didática pedagógica envolvendo a temática em estudo. Ex: uma música, uma paródia, uma parlenda, uma poesia,etc.
OBSERVAÇÃO: AS ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA DEVEM SER TRABALHADAS TODOS OS DIAS;
ANÁLISE FONOLÓGICA
Explorar com os alunos dentro do gênero textual trabalhado as palavras com aliteração e rimas;(envolvendo atividades de percepção auditiva visual)
PRODUÇÃO DE TEXTO
Construir com os alunos textos acrósticos com palavras relacionadas a temática ;
Produzir textos coletivos em que a professora é a escriba relacionado ao tema;
MOVIMENTO
Realizar brincadeiras de origem africana como: pular corda, cabra cega, pular elástico, etc;
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Desfilar com os arranjos relacionados a cultura Afro
Realizar visitas a Biblioteca Municipal;
Realizar com os alunos dramatização da música trabalhada;
Realizar desfile de penteados;
Show de talentos com danças, músicas etc;
Oficinas de (fantasias-levar para a sala com um espelho, roupas e acessórios, fantasias confeccionada em TNT, máscaras de EVA e motivar as crianças a se arrumar se vestir se maquiar etc.
Brincar expressando: emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Despertar no aluno o desejo de valorizar e construir seus conhecimentos respeitando e valorizando o outro;
DESENVOLVER DE ACORDO COM A ROTINA ATIVIDADES DE: PSICOMOTROCIDADE, ESQUEMA CORPORAL E COORDENAÇÃO VISOMOTORA: AMPLA E FINA
MÚSICA
Audição de músicas;
Exploração de sons afros:tambor, atabaque, berimbau
Cantar com as crianças as cantigas de roda, etc;
Trabalhar com as crianças músicas, ritmo e expressão corporal desenvolvendo atividades de PSICOMOTROCIDADE E ESQUEMA CORPORAL;
Cantar músicas batendo palmas no ritmo ;
Motivar os alunos a baterem palmas obedecendo a um ritmo: palmas rápidas, fazendo cascatas, palmas ecológicas, palmas de surdos, etc
Cantar com os alunos músicas de afetividade
ARTES VISUAIS
Confecção de fantoches com perfil afro;
Produção de mural com fotos que traduzem as características étnicas e culturais afro;
Realizar com os alunos atividades com desenhos livres sobre as personagens das histórias apresentadas ;
Construção de elementos Afro com massa de modelar, argila, etc;
Pintura a dedo de desenhos Afro;
Construir objetos ou coisas usando sucatas;
Criar desenhos a partir da escuta de uma música;
Fazer modelagem de brinquedos com massinha;
Confeccionar um mural com atividades que foram trabalhadas durante a semana usando os elementos de cada estação;
MATEMÁTICA PARA O 4º BIMESTRE ;
• Exploração no calendário mensal com data que marcam a história do negro;
• Localização identificando distâncias: Perto/longe ao falar que os negros cativos vinham de muito longe
• Orientação espacial e/ou Relações de posição e sentido: aberto/fechado, atrás/na rente, entre, dentro/fora, de frente/de costas, em cima/embaixo, subindo/descendo, esquerda/direita
• Resolver situações matemáticas com o tema do projeto levando os alunos a pensarem e encontrar respostas.
NOÇÕES DE GEOMÉTRIA
• Linhas abertas/fechadas ( motivar os alunos a criarem linhas abertas e fechadas fazendo caminhos,
• Sólidos geométricos (sólidos que rolam, ou não)
RELAÇÕES DE MASSA E VOLUME
• Cheio/vazio; Leve/pesado
RELAÇÕES DE QUANTIDADE
• Mais/menos; Mesma quantidade; Muito/pouco/ Nenhum
NOÇÕES DE CONJUNTO
• Pertinência; Conjunto unitário; Conjunto vazio; Correspondência;
CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ I
o De 0 a 9
o Relação símbolo/quantidade
o Escrita do numeral
CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ II
o De 0 a 19
o Relação símbolo/quantidade
o Escrita do numeral
o Seqüência do menor para o maior/seqüência de cenas
o Igual/diferente
o Maior/menor
o Pares/impares
o Ordinais
Sistema de numeração
o Ordem crescente/decrescente
o Antecessor/sucessor
o Vizinhos
o Dezena
o Situações problemas
NATUREZA E SOCIEDADE
• Valores, Respeito, Costumes,
• Observações ou leitura de imagem de instrumentos musicais africanos;
• Exploração através do Globo terrestre onde fica a África
• Apresentar vídeos da TVescola mostrando as diversidade quanto ao vestuário, costumes etc;
Maria Madalena Dantas de Souza
Coordenadora Pedagógica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário