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sexta-feira, 15 de junho de 2012

orientações metodológicas para trabalhar com o Projeto Consciência Negra nas turmas do infantil

ORIENTAÇÕES METODOLOGICA PARA TRABALHAR COM A TEMATICA CONSCIENCIA NEGRA NAS TURMAS DO INFANTIL CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARTA MARIA DE MEDEIROS CASADO ESTUDO DOS PARÂMENTOS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 4º BIMESTRE DE 07 /10 A 23 DE DEZEMBRO 11 SEMANAS ORIENTAÇÕES METODOLOGICA PARA O SUBPROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA TURMAS DO INFANTIL DATA:09/11/11 1. Elaborar o planejamento diário com: objetivos, conteúdos e metodologia; 2. Manter a pasta com os projetos desenvolvidos na escola atualizados; 3. Colocar na rotina do planejamento e realizar diariamente leitura por prazer para os alunos, de textos diversificados Ex: notícias de jornal, poesia, quadrinha, receita de um bolo, manual de um jogo, história em quadrinho, carta, bilhete, recibo de água, convite, recado, cardápio, fábulas, contos, etc e sempre que ler explorar a função social do mesmo explicado de que gênero se trata, para que serve, onde é usado, quem usa, etc 4. Atualizar o Diário de Classe quanto ao registro das aulas, as datas do registro das aulas devem ser de caneta azul, bem como o aproveitamento dos alunos e o número de faltas por bimestre; 5. Realizar semanalmente dinâmicas e ou brincadeiras que trabalhem com a afetividade das crianças; 6. Sempre que for preciso sair ou voltar da sala de aula orientar os alunos a organiza-se em fila. 7. Orientar os alunos e as famílias a não trazer lanche para a sala de aula, e não deixar que as crianças lanchem antes da hora. 8. Orientar e acompanhar as crianças durante o momento de higienização( lavar as mãos e escovar os dentes). 9. Orientar as crianças quanto ao uso dos calçados em sala de aula.(não sair descalço das salas, nem ir ao banheiro); 10. Orientar as crianças quanto a forma de receber o lanche; ( não colocar o lanche sobre a carteira ou material escolar; 11. As atividades de classe das turmas de Pré II e 1º ano deverão ser aplicadas gradativamente no caderno, ou seja, escritas da lousa para o caderno. No caso do 1º ano as atividades de classe podem ser no caderno, nos livros de Alfabetização e Linguagem e Matemática. 12. Orientar aos alunos quanto aos empréstimos dos livros de leitura que fazem parte do Projeto Viajando na Leitura-Lendo com a Família; 13. Preparar as crianças e ensaiar sempre que possível as apresentações para a II Mostra Cultural; 14. Orientar e solicitar das crianças a escrita dos seus nomes completos sempre no final de cada atividade; (principalmente as turmas de Pré I e Pré II E 1º Ano); 15. Orientar os alunos quanto ao uso do caderno mostrando para os mesmos que a escrita começa da direita para a esquerda e de cima para baixo; 16. Planejar a aula da sexta-feira sobre a preservação do meio ambiente; 17. Cantar com os alunos todas as segundas feiras o Hino de Picuí. DISCUSSÕES COM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA SEMANA; SUBPROJETO:CONSCIÊNCIA NEGRA QUE SERÁ DE 14 A 30 DE NOVEMBRO As professoras se organizarão de acordo com os segmentos para dar inicio a elaboração do Subprojeto proposto. SUGESTÕES PARA TRABALHAR O SUBPROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA DE 16 A 18 DE NOVEMBRO: HISTÓRIA ZUMBI DOS PALMARES A ORIGEM DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE 21 A 25 DE NOVEMBRO: HISTÓRIA A BONEQUINHA PRETA DE 28 DE NOVEMBRO A 02 DE DEZEMBRO A HISTORIA DE BRUNA E A GALINHA DE ANGOLA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA  Acolher os alunos de forma lúdica de preferência com a exposição de alguns materiais que lembrem a cultura negra ou até mesmo cartazes; RODA DE CONVERSA SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA  Conversar com os alunos sobre:  A diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro  A origem do Dia da Consciência Negra, LEITURA  Leitura de texto informativo sobre a origem do Dia da Consciência Negra;  Leitura de história em quadrinho sobre a vida de Zumbi dos Palmares;  Leitura das histórias: Zumbi dos Palmares, A bonequinha Preta, Bruna e a Galinha de Angola; ANÁLISE LINGUÌSTICA ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA  Fazer uma lista dos nomes das personagens ou elementos existentes nas histórias etc;  Fazer a interpretação oral das histórias ;  Estudo de palavras relacionadas a temática; enfatizando o estudo das sílabas iniciais, finais e o valor sonoro dos fonemas, etc);  Utilização do alfabeto móvel para a formação das palavras relacionadas ao tema proposto, explorando: número de letras, letras iniciais, finais, letras que se repetem, etc;  Realizar atividades orais e escritas envolvendo a discriminação auditiva e visual de palavras com consoantes ou sílabas trabalhadas;  Promover com os alunos jogos, como Jogo dos Dados, Boliche, Qual é a palavra? Pescaria, Dominó ilustrado, Quebra cabeça, jogo da memória, caça palavras, palavras cruzadas, etc; OBS: essas atividades devem ser realizadas no coletivo várias vezes para poder ser solicitada em dupla e depois individual;  Promover coletivamente um caça-palavras, envolvendo textos relacionados a temática em cartaz, com letras legíveis, fazendo a leitura para os alunos e com os alunos, solicitando que os mesmos encontrem no texto a palavra indicada pela professora;  Destacar frases dos textos trabalhados, explorando: espaçamento, palavras que se repetem palavras iniciadas ou terminadas com a mesma letra, palavras com a mesma quantidade de letras, palavras com letras que se repetem, palavras que rimam, etc;  Selecionar um gênero textual para trabalhar uma sequencia didática pedagógica envolvendo a temática em estudo. Ex: uma música, uma paródia, uma parlenda, uma poesia,etc. OBSERVAÇÃO: AS ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA DEVEM SER TRABALHADAS TODOS OS DIAS; ANÁLISE FONOLÓGICA  Explorar com os alunos dentro do gênero textual trabalhado as palavras com aliteração e rimas;(envolvendo atividades de percepção auditiva visual) PRODUÇÃO DE TEXTO  Construir com os alunos textos acrósticos com palavras relacionadas a temática ;  Produzir textos coletivos em que a professora é a escriba relacionado ao tema; MOVIMENTO  Realizar brincadeiras de origem africana como: pular corda, cabra cega, pular elástico, etc; FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL  Desfilar com os arranjos relacionados a cultura Afro  Realizar visitas a Biblioteca Municipal;  Realizar com os alunos dramatização da música trabalhada;  Realizar desfile de penteados;  Show de talentos com danças, músicas etc;  Oficinas de (fantasias-levar para a sala com um espelho, roupas e acessórios, fantasias confeccionada em TNT, máscaras de EVA e motivar as crianças a se arrumar se vestir se maquiar etc.  Brincar expressando: emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;  Despertar no aluno o desejo de valorizar e construir seus conhecimentos respeitando e valorizando o outro; DESENVOLVER DE ACORDO COM A ROTINA ATIVIDADES DE: PSICOMOTROCIDADE, ESQUEMA CORPORAL E COORDENAÇÃO VISOMOTORA: AMPLA E FINA MÚSICA  Audição de músicas;  Exploração de sons afros:tambor, atabaque, berimbau  Cantar com as crianças as cantigas de roda, etc;  Trabalhar com as crianças músicas, ritmo e expressão corporal desenvolvendo atividades de PSICOMOTROCIDADE E ESQUEMA CORPORAL;  Cantar músicas batendo palmas no ritmo ;  Motivar os alunos a baterem palmas obedecendo a um ritmo: palmas rápidas, fazendo cascatas, palmas ecológicas, palmas de surdos, etc  Cantar com os alunos músicas de afetividade ARTES VISUAIS  Confecção de fantoches com perfil afro;  Produção de mural com fotos que traduzem as características étnicas e culturais afro;  Realizar com os alunos atividades com desenhos livres sobre as personagens das histórias apresentadas ;  Construção de elementos Afro com massa de modelar, argila, etc;  Pintura a dedo de desenhos Afro;  Construir objetos ou coisas usando sucatas;  Criar desenhos a partir da escuta de uma música;  Fazer modelagem de brinquedos com massinha;  Confeccionar um mural com atividades que foram trabalhadas durante a semana usando os elementos de cada estação; MATEMÁTICA PARA O 4º BIMESTRE ; • Exploração no calendário mensal com data que marcam a história do negro; • Localização identificando distâncias: Perto/longe ao falar que os negros cativos vinham de muito longe • Orientação espacial e/ou Relações de posição e sentido: aberto/fechado, atrás/na rente, entre, dentro/fora, de frente/de costas, em cima/embaixo, subindo/descendo, esquerda/direita • Resolver situações matemáticas com o tema do projeto levando os alunos a pensarem e encontrar respostas. NOÇÕES DE GEOMÉTRIA • Linhas abertas/fechadas ( motivar os alunos a criarem linhas abertas e fechadas fazendo caminhos, • Sólidos geométricos (sólidos que rolam, ou não) RELAÇÕES DE MASSA E VOLUME • Cheio/vazio; Leve/pesado RELAÇÕES DE QUANTIDADE • Mais/menos; Mesma quantidade; Muito/pouco/ Nenhum NOÇÕES DE CONJUNTO • Pertinência; Conjunto unitário; Conjunto vazio; Correspondência; CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ I o De 0 a 9 o Relação símbolo/quantidade o Escrita do numeral CONHECENDO NUMERAIS PARA TURMAS DO PRÉ II o De 0 a 19 o Relação símbolo/quantidade o Escrita do numeral o Seqüência do menor para o maior/seqüência de cenas o Igual/diferente o Maior/menor o Pares/impares o Ordinais Sistema de numeração o Ordem crescente/decrescente o Antecessor/sucessor o Vizinhos o Dezena o Situações problemas NATUREZA E SOCIEDADE • Valores, Respeito, Costumes, • Observações ou leitura de imagem de instrumentos musicais africanos; • Exploração através do Globo terrestre onde fica a África • Apresentar vídeos da TVescola mostrando as diversidade quanto ao vestuário, costumes etc; Maria Madalena Dantas de Souza Coordenadora Pedagógica

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