sexta-feira, 15 de junho de 2012
PAUTA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DO DIA 11 DE JUNHO DE 2012
CEI MARTA MARIA DE MEDEIROS CASADO
DATA: 11/06/12
PAUTA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA
Objetivos:
Viabilizar meios que possibilitem os(as) professores(as) desenvolverem em seus alunos o gosto pela leitura através da leitura diária de gêneros textuais diversificados:
Discutir e apresentar estratégias de planejamento relacionada a temática proposta, possibilitando ao professor criar estratégias de ensino que contribuam para a apropriação do processo ensino aprendizagem desenvolvendo em seus alunos competências e habilidades de: reconhecer letras, silabas, unidades sonoras e suas representações gráficas, localizar informações explicitas em textos, reconhecer textos lidos, suas finalidades, estabelecer relações, associar, comparar, relacionar, e identificar atividades relacionadas a: Noções de Atributos, Orientação temporal, Orientação espacial e/ou Relações de posição/sentido, e Relações de dimensão, bem como desenvolver habilidades de observação e reflexão sobre a importância das festividades juninas destacando a origem das festividades, os símbolos e seus significados, as comidas e as danças juninas.
1. Acolhida: Boas vindas;
2. Informes:
3. Sempre que possível realizar uma analise de escrita semanal com os alunos;
4. Ensaiar e dançar a quadrilha para o mês de junho;
5– SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O SUBPROJETO: FESTAS JUNINAS
Cantar com os alunos todas as segundas feiras o Hino de Picuí
Dramatizações de danças, casamento matuto, cirandas etc
Promover rodas de conversas para discutir quanto a origem das festividades juninas, os significados dos símbolos juninos como: bandeiras, os santos, as fogueiras, as danças etc;
Sensibilizar os alunos quanto a preservação do ambiente durante as festividades ;
Promover atividades de desenhos livres quanto aos símbolos, as historias narradas as visitas;
Promover visitas em algumas ruas para observar as mudanças relacionadas as festividades juninas;
Atividades de coordenação motora grossa e fina;
Leitura e escuta de histórias;
Reprodução de desenhos;
Promover jogos, tais como: jogo da memória, jogo dos dados, dominó, Cartas viradas , Boliche, pescaria, Quebra cabeça, Amarelinha, bem como, dinâmicas, brincadeiras, etc envolvendo a temática em estudo;
Promover uma análise reflexiva sobre o Tema;
Mural informativo a cerca do tema com os santos juninos;
Trabalhar Música juninas, poesias, quadrinhas, advinhas, etc;
Registro das atividades desenvolvidas através de relatório e fotos;
Organização da seqüência didática com algumas músicas juninas Ex: Capelinha de Melão, Cai, Cai Balão, etc;
Replanejamento das atividades com técnicas diferenciadas ( quando o (a) professor(a) perceber que seu aluno(a) não alcançou os objetivos propostos deve replaneja-la com o mesmo conteúdo oferecendo estratégias diferenciadas;
Discussão em sala(dar oportunidade do aluno(a) expressar seus pensamentos);
Exercícios e monitoramento das atividades propostas em sala, individual e ou em pequenos grupos;
Integrar os conteúdos curriculares;
Observar o desempenho das aprendizagens em contextos diferentes por meio de registro e observações;
PROMOVER ATIVIDADES DE PSICOMOTROCIDADE TAIS COMO:
DANÇAR QUADRILHA TODOS OS DIAS
Criar uma coreografia para trabalhar com a música envolvendo movimento com as mãos, corpo, etc;
Acompanhamento de objetos em movimento pelo chão, ar e etc.
Soprar papéis, isopor, bolinhas, bolhas de sabão, apitos e bexigas.
Bater palmas em ritmos e intensidades diferentes (batuques na mesa)
Brincar com jogos de encaixe e construção;
Brincar com barbantes e corda (equilibrista, pular corda e etc;
Enfiar contas, canudinho, botões em fio de nylon ou barbante.
Criar situações para explorar o movimento de “pinça”
Explorar movimentos de língua e lábio (exemplo: imitando cavalo ou peixe, fazendo caretas e etc)
Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente;
Brincadeiras que envolvam movimentos de toque corporal
Jogos que propiciem o domínio temporal e espacial do corpo
Exercícios propícios para ampliação da motricidade de: Correr, subir, pular, saltar, escorregar, dançar, engatinhar, arrastar-se, balançar-se e equilibrar-se.
Acompanhar objetos sem mover a cabeça
Expressividade Brincadeiras de Roda
Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas danças;
Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular, correr e saltar entre outros;
Utilizar habilidades manuais em diversas situações;
Equilíbrio corporal;
Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo e objetos);
confiança em seus movimentos;
“Avaliações” contínua.
OBS:
DE 04 A 08 DE JUNHO TEMA: ORIGEM DAS FESTIVIDADES JUNINAS SÍMBOLOS
DE 11 A 19 COMIDAS E DANÇAS JUNINAS
Maria Madalena Dantas de Souza
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário