Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PAUTA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DO DIA 04 DE JUNHO DE 2012

CEI MARTA MARIA DE MEDEIROS CASADO DATA: 04/06/12 PAUTA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA Objetivos: Viabilizar meios que possibilitem os(as) professores(as) desenvolverem em seus alunos o gosto pela leitura através da leitura diária de gêneros textuais diversificados: Discutir e apresentar estratégias de planejamento relacionada a temática proposta, possibilitando ao professor criar estratégias de ensino que contribuam para a apropriação do processo ensino aprendizagem desenvolvendo em seus alunos competências e habilidades de: reconhecer letras, silabas, unidades sonoras e suas representações gráficas, localizar informações explicitas em textos, reconhecer textos lidos, suas finalidades, estabelecer relações, associar, comparar, relacionar, e identificar atividades relacionadas a: Noções de Atributos, Orientação temporal, Orientação espacial e/ou Relações de posição/sentido, e Relações de dimensão, bem como desenvolver habilidades de observação e reflexão sobre a importância das festividades juninas destacando a origem das festividades, bem como os símbolos juninos e seus significados. 1. Acolhida: Boas vindas; 2. Informes: 3. Sempre que possível realizar uma analise de escrita semanal com os alunos; 4. Ensaiar e dançar a quadrilha para o mês de junho; 5– SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O SUBPROJETO: FESTIVIDADES JUNINAS Cantar com os alunos todas as segundas feiras o Hino de Picuí Dramatizações de danças, casamento matuto, cirandas etc Promover rodas de conversas para discutir quanto a origem das festividades juninas, os significados dos símbolos juninos como: bandeiras, os santos, as fogueiras, as danças etc; Sensibilizar os alunos quanto a preservação do ambiente durante as festividades ; Promover atividades de desenhos livres quanto aos símbolos, as historias narradas as visitas; Promover visitas em algumas ruas para observar as mudanças relacionadas as festividades juninas; Atividades de coordenação motora grossa e fina; Leitura e escuta de histórias; Reprodução de desenhos; Promover jogos, tais como: jogo da memória, jogo dos dados, dominó, Cartas viradas , Boliche, pescaria, Quebra cabeça, Amarelinha, bem como, dinâmicas, brincadeiras, etc envolvendo a temática em estudo; Promover uma análise reflexiva sobre o Tema; Mural informativo a cerca do tema com os santos juninos; Trabalhar Música juninas, poesias, quadrinhas, advinhas, etc; Registro das atividades desenvolvidas através de relatório e fotos; Organização da seqüência didática com algumas músicas juninas Ex: Capelinha de Melão, Cai, Cai Balão, etc; Replanejamento das atividades com técnicas diferenciadas ( quando o (a) professor(a) perceber que seu aluno(a) não alcançou os objetivos propostos deve replaneja-la com o mesmo conteúdo oferecendo estratégias diferenciadas; Discussão em sala(dar oportunidade do aluno(a) expressar seus pensamentos); Exercícios e monitoramento das atividades propostas em sala, individual e ou em pequenos grupos; Integrar os conteúdos curriculares; Observar o desempenho das aprendizagens em contextos diferentes por meio de registro e observações; PROMOVER ATIVIDADES DE PSICOMOTROCIDADE TAIS COMO: Criar uma coreografia para trabalhar com a música envolvendo movimento com as mãos, corpo, etc; Acompanhamento de objetos em movimento pelo chão, ar e etc. Soprar papéis, isopor, bolinhas, bolhas de sabão, apitos e bexigas. Bater palmas em ritmos e intensidades diferentes (batuques na mesa) Brincar com jogos de encaixe e construção; Brincar com barbantes e corda (equilibrista, pular corda e etc; Enfiar contas, canudinho, botões em fio de nylon ou barbante. Criar situações para explorar o movimento de “pinça” Explorar movimentos de língua e lábio (exemplo: imitando cavalo ou peixe, fazendo caretas e etc) Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente; Brincadeiras que envolvam movimentos de toque corporal Jogos que propiciem o domínio temporal e espacial do corpo Exercícios propícios para ampliação da motricidade de: Correr, subir, pular, saltar, escorregar, dançar, engatinhar, arrastar-se, balançar-se e equilibrar-se. Acompanhar objetos sem mover a cabeça Expressividade Brincadeiras de Roda Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas danças; Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular, correr e saltar entre outros; Utilizar habilidades manuais em diversas situações; Equilíbrio corporal; Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo e objetos); confiança em seus movimentos; “Avaliações” contínua. OBS: DE 11 A 19 SÍMBOLOS, COMIDAS E DANÇAS JUNINAS Maria Madalena Dantas de Souza Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário